PENSAMENTO

A igreja é a única organização que existe primariamente para benefício dos não-membros” (C. S. Lewis)

28/04/2008

Ai de mim, se não pregar o Evangelho.

Ai de mim, se não pregar o evangelho!


Por conta de um “cacoete” do pensamento humano, o nosso coração, muitas vezes, é tentado pela idéia de que a vida cristã é uma vida de alternativas. É como se estivéssemos diante de várias escolhas, vários caminhos, e que qualquer um deles poderia nos levar à plenitude do que Deus estabeleceu para nós. Isso é um engano!

A vida cristã é uma vida de possibilidades e de condições, mas com uma só direção. Quando Deus nos desafia nessa determinada direção, Ela estabelece um alvo. Algo totalmente possível, pois Ele nos dá ao mesmo tempo, os critérios e as condições para que isso seja assim. Ele não só revela o alvo a ser alcançado, gerando em nós o querer alcançá-lo, como nos dá também as condições para alcançá-lo.

Enquanto nos enchemos com a Sua palavra, pelo Seu Espírito Santo, Ele vai revelando a nós os segredos do Seu coração, ocultos em Cristo. De modo que, nossos olhos vão sendo abertos. Assim, na medida em que seguimos o Caminho que Ele mesmo aponta para nós, em plena submissão à Sua vontade, Seus desígnios eternos vão se cumprindo em nós e através de nós.

Tanto Davi, quanto Paulo compreenderam a singularidade e a supremacia da vontade e dos propósitos de Deus em suas vidas. No Salmo 139, Davi suplica a Deus para que examine os vários caminhos que ele tem no coração, pois ele não que segui-los, mas quer der guiado por um caminho eterno. Já o apóstolo Paulo, na carta de Filipenses, diz que seu compromisso é atingir o alvo, e não “um alvo”.

Sua perspectiva de caminhada não considera qualquer alternativa diferente da que Deus havia estabelecido, que ele chama de vocação soberana.

É segundo esse entendimento que o mesmo Paulo escreve a Timóteo: “Conjuro-te, pois, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino, que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina.” (II Timóteo 4)

Sua palavra não tem o teor de um convite que pode ser aceito ou não, dependendo do interesse ou da motivação do convidado. Pelo contrário, trata-se de uma intimação, de uma direção a ser seguida. Não fosse a relação íntima e profunda que desfrutavam, e a consciência seguir que Paulo tinha de seu papel na vida daquele que chamava de filho, tal palavra poderia soar agressiva ou arrogante.

Contudo, são amigos, companheiros do mesmo Caminho, esforçando-se para ver cumprida, na vida um do outro, a soberania da vocação de Deus para ambos. Buscando atingir, com todas as forças, o mesmo alvo.

Que direção é essa? Que alvo é esse? Afinal, onde está a essência de toda vontade de Deus para nós, e de que maneira podemos cumpri-la?

Que preguemos a Sua Palavra de todas as formas, por todos os meios e com todas as nossas forças. Que suas virtudes sejam manifestas através de nós, o Seu povo. Que todos O conheçam e desfrutem de Seu amor e bondade. Que toda a ignorância seja removida dos corações e mentes. Que a luz resplandeça nas trevas.

Não temos que ficar nos perguntando sobre o que fazer, ou se devemos fazer. Tampouco, a quem devemos pregar e quando. A única pergunta que ainda nos cabe é como. Deus quer que preguemos, em toda e qualquer situação e a todas as pessoas em todos os lugares. Afinal, como crerão se não há quem pregue?

Os campos estão brancos para a ceifa, só faltam mais trabalhadores. Os corações estão desejosos de conhecer o verdadeiro amor, a criação geme como quem tem dores de parto. Todos à espera de que os filhos de Deus se revelem.

Deus quer que preguemos, em toda e qualquer situação e a todas as pessoas em todos os lugares. Afinal, como crerão, se não há quem pregue?

Nosso clamor deve ser para que Deus mande mais trabalhadores com o coração ardendo de desejo por pregar as boas novas aos pobres e perdidos. Suplicar para que sejamos sensíveis aos gemidos das pessoas, a fim de que nossa palavra seja temperada com sal, gerando graça no coração de quem a ouvem. E, que Ele nos instrua, em cada situação e lugar, quanto aos meios mais adequados e eficientes a serem usados; que as portas se abram e os recursos necessários sejam liberados.

Conjuro-vos, a que estejam preparados para pregar essa Palavra, a tempo e fora de tempo.

Na medida em que essa Palavra viva e eficaz, o poder de Deus para salvação de todo o que crê, vai alcançando pessoas de todos os lugares, de todos os povos, de todas as línguas e nações, vai trazendo à luz os filhos de Deus. Até que, depois de um breve período de dores, lágrimas, renúncias, sacrifícios, venha o fim. A destruição de todo domínio, poder e autoridade que subjugam a terra, para que ela seja, enfim, totalmente coberta pela glória de Deus.

Portanto, diante de Deus e de Cristo Jesus, que há de julgar os vivos e os mortos por Sua manifestação e Seu Reino, eu vos exorto solenemente, veementemente, conjuro-vos, a que estejam preparados para pregar essa Palavra, a tempo e fora de tempo.

De todo o coração, conclamo-vos a que retomemos o ardor e a paixão da nossa pregação. Que cada um de nós cumpra, e bem, a obra de um evangelista, na firme convicção de que essa é a vocação que se impõe sobre nós.

Maranatha, ora vem Senhor Jesus!

Paulo Jr.

(extraído da Carta Viva – Edição 2007 - nº 8 - págs. 16 e 17)

1 comentário:

Gabriela disse...

Paulo,
este foi,sem dúvida,um belo texto.Ele nos mostra exatamente qual é a nossa missão aqui na Terra.Devemos falar do Senhor Jesus a todos,a qualquer hora e lugar,no ponto de ônibus,no ônibus,no colégio,no trabalho,na fila do almoço,na rua,no telefone,na internet...Sim!Essa é a Grande Comissão!Não devemos permitir que o diabo faça parecer que a nossa obrigação é algo assustador,porque,realmente,não é!!!
Deus jamais nos deixará sozinhos,não temos motivo para temer,simplesmente devemos confiar no Senhor e deixar que ele faça a sua boa,perfeita e agradável vontade.
Deixemos de ser tímidos!Vamos nos levantar e afirmar a todos,sejam crianças,jovens,adultos ou idosos,que Jesus morreu e ressuscitou por nós!...
"[...]agindo eu,quem o impedirá?"Is 43.13
"O Senhor está comigo:não temerei.Que me poderá fazer o homem?"Sl 118.6
"Porque melhor é que padeçais fazendo bem (se a vontade de Deus assim o quer),do que fazendo mal."1 Pe 3.17
Que seja feita a vontade de Deus e não a dos homens.Amém(assim seja).
Batalhemos pela fé!
Fiquem com Deus,
Gabriela.