PENSAMENTO

A igreja é a única organização que existe primariamente para benefício dos não-membros” (C. S. Lewis)

30/04/2008

INTIMA RELAÇÃO

Íntima relação

Discipulado é um chamado que alcança a todo e qualquer crente, não importa quantos anos de vida cristã ele tenha

Que importância tem o discipulado na vida do crente atualmente? O que exatamente significa ser discípulo de Cristo? Todo cristão deveria questionar-se sobre isso. Afinal o próprio Senhor Jesus faz um chamado direto e específico para os seus discípulos: “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado”.
Este texto, conhecido como a “Grande Comissão”, é mencionado em Mateus 28.19-20 e é também extensivo à Igreja hoje. Todavia, a tarefa de fazer discípulos conforme a vontade de Cristo não é esponsabilidade exclusiva de líderes cristãos, pastores ou pessoas com formação academica. É um chamado que alcança a todo e qualquer crente, não importa quantos anos de vida cristã tenha ou quanto conhecimento bíblico tenha adquirido, ou ainda se tem ou não qualificações necessárias para desempenhar a tarefa.
Bom, então talvez você possa estar se perguntando: Como posso começar neste encargo? O que realmente implica ser discípulo do Senhor? Seria necessário observar o exemplo de Cristo e seus discípulos? Mas afinal, o que fez com que aqueles doze homes largassem tudo o que tinham para seguir a Cristo? Qual o atrativo em ser díscípulo do Mestre? Quais habilidades um discipulo deve desenvolver? São perguntas relevantes, porque afinal como podemos saber “fazer” discípulos se não soubermos exatamente como eles deve ser ou que conceitos precisamos lhes transmitir na prática?
A questão toda se resume a questionamentos do tipo “O que é realmente ser cristão?”. Ou “O que Deus realmente quer de nós?”. Há quem possa dizer que o que se espera de um cristão é que leia a Bíblia todos os dias, ore, não falte aos cultos do domingo de manhã, participe das atividades da igreja, testemunhe da sua fé, convide outros para assistir reuniões, tenha um relacionamento familiar exemplar e, por fim, que dê um bom testemunho de vida. Coisas como ser honesto e justo, não fumar, não beber, não ter vícios.
Se você tem a idéia de que fazer discípulos é desenvolver este tipo de atitudes em outros irmãos, saiba que este não é o foco central do que significa viver com Cristo. Quem agir assim terá dificuldades em discipular. Afinal, é perfeitamente possível alguém observar todas essas práticas e, mesmo assim, viver longe de Deus. Ser um verdadeiro cristão não é seguir uma lista de atividades. O que Deus deseja de nós é que tenhamos um íntimo relacionamento com ele. A base para a vida cristã é a dependência. E todas as outras práticas e virtudes passam a ser uma consequência direta desta relação com o Senhor.
O discipulado cristão está relacionado exatamente com isso: viver um relacionamento com Deus e mostrar aos outros o caminho desta vida fascinante. É dessa maneira que nós vamos poder desempenhar a função de sermos como sal da terra e luz do mundo, mostrando aos outros o caminho da verdade e da salvação que há em Cristo. Este é o chamado de todo o que crê.

Samuel Medeiros
é conferencista geral do Projeto Discipulado Transformador, da Life Way Brasil

Sem comentários: