PENSAMENTO

A igreja é a única organização que existe primariamente para benefício dos não-membros” (C. S. Lewis)

10/12/2007

Sobre a lei da atração

Sobre a lei da atração

Luiz Sayão

Está na moda! Todo o mundo fala sobre o assunto dia e noite. A grande novidade do momento é O Segredo e a famosa “lei da atração”. A “novidade” teve início devido à publicação do livro The Secret, escrito pela australiana Rhonda Byrne. O sucesso da obra tornou-se mais expressivo depois do filme que a popularizou ainda mais.
O grande segredo revelado na obra de Byrne é que a realidade é determinada pelo pensamento. De acordo com a autora, vivemos num universo energético, cheio de vibrações. Procurando apoiar-se em conceitos de física quântica, ainda que sem base, a teoria de Byrne sugere que os pensamentos humanos são capazes de criar uma espécie de campo energético que possibilita uma capacidade de atrair pessoas e situações específicas. Isso significa que as circunstâncias boas ou adversas que temos de enfrentar não acontecem por acaso nem por providência divina. De acordo com a sugestão de O Segredo, nós é que atraímos tudo o que acontece à nossa volta. Em resumo, quando você começa a pensar positivamente, coisas boas vão acontecer em sua vida; mas se começa a ter medo, depressão e pensamento negativo, você estará chamando problemas e desgraças.
De acordo com a teoria, por exemplo, os culpados do acidente com o avião da TAM teriam sido os próprios passageiros. Pelo seu negativismo, eles atraíram a tragédia. Assim devemos explicar o tsunami na Indonésia, o terremoto no Peru, mais recentemente, e todas as desgraças que afligem a humanidade. É desnecessário argumentar contra uma sugestão tão absurda. Todos nós já experimentamos situações nas quais ficamos assustados e cheios de receio e, em seguida, fomos tranqüilizados por uma notícia boa. E quantas vezes estamos eufóricos, como todo o Brasil ficou na copa de 1950, e acabamos sendo surpreendidos por uma notícia triste e devastadora – Uruguai campeão.
Diante de tal realidade, cabem duas perguntas:
1) Por que O Segredo faz tanto sucesso?
2) O que diríamos sobre o assunto como cristãos?
A teoria de O Segredo, com sua “lei de atração”, não é novidade. Trata-se de um enfoque estilo “nova era” que tem como pano de fundo a perspectiva panteísta indiana que sugere que a realidade é determinada pelo pensamento. Na verdade, temos aqui uma idéia otimista encontrada em diversas religiões orientais (e.g. seicho-no-iê). Tal perspectiva atinge em cheio um mundo secular negativista e desorientado, tornando-se uma “grande atração”. A verdade é que o secularismo humanista, com seu enfoque crítico e desconstrucionista, está desprovido de esperança. O sonho racionalista e iluminista não aconteceu. Restou uma ressaca desanimadora. Assim, grande parte da população ocidental teológica e filosoficamente órfã está “atirando para todo lado” e “matando cachorro a grito”, procurando algum paradigma que lhe permita viver a vida com algum tipo de esperança e perspectiva futura. O Segredo é uma injeção positiva de ânimo para muita gente.
Justiça seja feita, porém, que nem tudo que O Segredo diz é tolice. A própria Bíblia nos convida a uma atitude positiva e cheia de esperança para com a vida e a eternidade. Além disso, a maior esperança não pode ser vista e deve ser contemplada pela fé (Hb 11.1). A fé é uma espécie de pensamento positivo que antecipa uma realidade extraordinária que ainda não aconteceu. Este raciocínio está presente nas curas do Novo Testamento e recepção da salvação divina (Mc 9.22; Ef 2.8). Além disso, é muito importante ter uma atitude positiva perante a vida, do contrário, não conseguiremos realizar nada. Tal enfoque positivo necessário decorre da idéia de que Deus é bom e cuida do universo, especialmente dos que estão em aliança com Ele. Também não podemos nos esquecer que diante de qualquer empreendimento na vida é preciso começar de um ponto de partida. Não há saída: o primeiro passo é a fé! Você pode escolher onde colocar sua fé e se seu enfoque será positivo ou negativo.
O cristianismo bíblico é otimista, mas não alienante. O enfoque positivo na vida não nos deve levar a chamar o mal de bem e o bem de mal. A Bíblia chama o mal de mal e o pecado de pecado. Basta ler os profetas de Israel para perceber o equilíbrio entre condenação e salvação, entre juízo e esperança, entre repreensão e perdão. Devemos enfrentar nossas crises de frente, com muito realismo, mas sem perder a esperança, pois cremos num Deus bondoso e todo-poderoso.
A maior dificuldade decorrente da fé cega em O Segredo, com sua “lei de atração”, é entrar num processo de alienação enganoso que, passada a euforia, será frustrante e decepcionante. A verdade é que essa “atração” pode tornar-se uma “atração fatal”. Vale a pena gastar mais tempo com a velha e sábia Bíblia Sagrada.

32 comentários:

arte na pele disse...

Antes de falar na boa e velha biblia, aconselho que leia ela …...há nela assuntos totalmente controversos .
Acredito que deva conhecer apenas a biblia católica (o novo e o velho testamento)
.Bom ai vai uma novidade para você ;-cientificamente foi provado que o velho testamento é baseado em antigos contos babilonicos.
E o novo foi escrito por mais de 20 apóstolos .
Ai vai um pouquinho de CULTURA:1

arte na pele disse...

Roma, até então pior inimiga dos cristãos, ia se rendendo à nova fé. Em 313, o imperador romano Constantino se aliou à Igreja. Ele pretendia usar a força crescente da nova religião para fortalecer seu império. Para isso, no entanto, precisava de uma fé una e sólida. A pressão de Constantino levou os mais influentes bispos cristãos a se reunirem no Concílio de Nicéia, em 325, para colocar ordem na casa de Deus. Ali, surgiu o cânone do cristianismo – a lista oficial de livros que, segundo a Igreja, realmente haviam sido inspirados por Deus.2

arte na pele disse...

“A escolha também era política. Um grupo afirmou seu poder e autoridade sobre os outros”, diz o padre Luigi. Esse grupo era o dos cristãos apostólicos, que ganharam poder ao se aliar com o Império Romano. Os apostólicos eram, por assim dizer, o “partido do governo”. E por isso definiram o que iria entrar, ou ser eliminado, das Escrituras.
Naquela época hávia várias grupos que se consideravam cristãos ,cada grupo baseava em alguns evangelhos .Os apostólicos tambem formavam um grupo o qual se vendeu para o imperador de Roma por poder,eles formaram a biblia que conhecemos hoje ,juntaram alguns documentos(evangelhos) e descartaram outros conforme lhes conviam e tambem mudaram algumas verdades escritas para agradar a politica da época.Por isso a igreja católica é chamada de “APOSTÓLICA E ROMANA”3

arte na pele disse...

Bom,voltando ao “the secret”,pro senhor ver que esta bem informado sobre o que diz :-Primeiro foi feito o filme depois o livro,ok.
Gostaria de saber se o senhor é físico quantico para dizer que o segredo tem por base furada a fisica quantica?
Na realidade a pouco tempo foi descoberto que a menor particula do corpo humano e de tudo QUE EXISTE não é o atomo como diziam e sim uma forma esférica oca onde há apenas energia (energia pura).
A própria biblia diz no evangelho de Jesus(desculpe se não conhece tal evangelho) que o homem é o templo de Deus e se a menor partícula do corpo humano é formada por energia pura então fica fácil entender que Deus é energia e não um velhinho sentado lá nas nuvens .4

arte na pele disse...

Tambem atravez da biblia ficamos sabendo do nosso livre arbitrio,então é fácil entender que tudo o que nos acontece é culpa nossa ,Deus que habita em nós nos dá esse poder de fazer e acontecer .
Tudo é formado por energia ,Deus esta em tudo .
"" O Reino de Deus está dentro de Você e a Sua volta; nao em prédios de madeiras ou pedras. Rache uma lasca de madeira e EU estarei lá; Levante uma pedra e ME encontrará"" (frase essa que encontrará no filme estigmata)
"77a. Jesus disse: Eu sou a luz que está acima deles todos. Eu sou o todo: o todo saiu de mim e o todo se reuniu a mim.
"77b Rachai uma madeira: eu estou ali. Levantai uma pedra e me achareis".(frase que encontrará no evangelho de tomé)
Deus está substancial e espiritualmente presente em todas as coisas .
.Deus não é para se temer ,Deus é amor ,ou seja, energia pura.5

arte na pele disse...

DEUS DISSE QUE CRIOU O HOMEM A IMAGEM E SEMELHANÇA DELE ,AQUI DEUS FAZ UMA REFERENCIA A MATERIA QUE FOMOS CRIADOS (ENERGIA)O QUAL ELE TAMBEM É FORMADO E TUDO O QUE EXISTE ,OU SEJA ,DEUS APENAS MODIFICOU O QUE SEMPRE EXISTIU E NOS FORMOU ,ASSIM TEMOS CONTATO COM TUDO O UNIVERSO ,POIS ,SOMOS FEITOS DA MESMA MATÉRIA ,AI ESTÁ A NOSSA LIGAÇÃO COM TUDO O QUE HÁ ,POR ISSO , A LEI DA ATRAÇÃO FUNCIONA .É SIMPLES!6

tattooporcel disse...

os 6 comentarios acima são meus .troquei de blog ,este é o meu atual,caso quera entra lá.

Anónimo disse...

ridículo seu comentário primeiro entenda o que é a lei da atração e depois venha opinar alguma coisa saiba o que esta escrevendo.

GabrielDesigner MS. disse...

estudo a lei da atração a muito tempo, e normal as pessoas julgarem o que nao conhecem pro seu governo a lei da atraçao hj em dia e comprovada cientificamente, vc pode movimentar um robo usando a mente, vc pode criar sua vida, alei da atraçao, naum tem um livro e religiao e um estudo muito mais antigo quanto a propria biblia. como nosso amigo disse antes de criticar leia e entenda.

Anónimo disse...

Excelente comentário de nossa amiga.
Se você observar um pouquinho, perceberá que os milionários templos feitos de matéria, alguns até coberto de ouro, sugere um uso da lei da atraçao, usado pela igreja..
Eu fico admirado com o poder da igreja atrair riquezas através de promessas de salvação.

E amigo, para mim existe um problema na velha Bíblia. Por mais que eu a leia , eu não consigo entender certas coisas.
Ainda bem que temos grandes autores pesquisadores para interpretar o que talvez esqueceram de editar neste antigo livro

A.P.F disse...

Eu consigo perceber, dentro das leis da fisica que os objetos não geram imagens para nós, e sim nosso cérebro que da forma a ele.
Vamos pensar um pouco:
A matéria é interpretada pelo nosso cérebro através das substâncias químicas que a compõe. A luz refletida no objeto entra em nosso globo ocular que envia sinais elétricos para a parte de tras do cérebro. (Até aí nada foi interpretado)
Esta região do cérebro responsável pela visão, envia sinais para varias partes do mesmo e chega a nossa conciência para ser interpretado..
Em sí não sabemos o que esta lá fora , Talves um estado de não mente veja de outra forma..Sei lá.

Este processo não ocorre de fora para dentro, e sim de dentro para fora.
Então para que exista um universo, primeiro tem que existir uma mente.

Anónimo disse...

Não atire pérolas aos porcos

FJ Oliveira disse...

Olá, muito bom seus comentários. Sou cristão evangélico, mas não sou tapado.Estou sempre aberto a examinar tudo e reter o que é bom. Como tem gente tapada. Como tem cristão fechado. Estudam tanto e não conhecem nada. Enquanto os magos deste mundo fazem sinais, agente fica de blablá teológico. Criticamos os saduceus, os fariseus, e até judas, mas comteporaneamente fazemos o mesmo que ele. Não entederam o que Jesus disse, e o perseguiram por isso.Eu acho que o que você falou não tira de Deus a condção de Ser Vivo e Pessoal, assim como nós não somos impessoais. Apesar de sermos constituidos por energias, somos pensantes e somos a imagem e semelhança de Deus. Você foi fera.Parabéns!

FJ Oliveira disse...

Olá, muito bom seus comentários. Sou cristão evangélico, mas não sou tapado.Estou sempre aberto a examinar tudo e reter o que é bom. Como tem gente tapada. Como tem cristão fechado. Estudam tanto e não conhecem nada. Enquanto os magos deste mundo fazem sinais, agente fica de blablá teológico. Criticamos os saduceus, os fariseus, e até judas, mas comteporaneamente fazemos o mesmo que ele. Não entederam o que Jesus disse, e o perseguiram por isso.Eu acho que o que você falou não tira de Deus a condção de Ser Vivo e Pessoal, assim como nós não somos impessoais. Apesar de sermos constituidos por energias, somos pensantes e somos a imagem e semelhança de Deus. Você foi fera.Parabéns!

FJ Oliveira disse...

Meu comentário acima foi sobre o que "arte na pele" comentou. E afirmo novamente que foi muito bom!

Patrícia disse...

Eu sou Cristã Evangélica Católica.
Creio em Deus! Creio na Energia Positiva que Deus nos envia.
Creio em toda esse energia escrita nos textos acima vinda de Deus!
O Universo é de Deus!
Não é o universo quem conspira a meu favor, é Deus!
Eu atraio oque é bom para mim através de Deus!

marcelo disse...

oi arte na pele.vc ta se espressando na foto com um sinal que é iluminista.hun???? isto nao é fato.pode ate ser conhecidencia...sobre a roma e seus coostumes eles vem bem antes de cristo.se o que acontece em roma fosse correto jesus nao teria vindo ao mundo. pra entender a biblia nao e so abrir e ler... nao é simples assim ele nao é um livro qualquer!!! tipo "o segredo".o anonimo escreveu nao dei as perolas aos caes, mt cap 7,vers 6. esta palavra esta palavra quer dizer compromisso.quando alguem disser eu nao entendi é porque nao tem compromisso com a palavra de deus.
outro ponto que quero falar,deus revela muita coisa aos seus atravez de sonhos visoes e outros..nao tem nada a ver com a lei da atracao.alguem comentou sobre alguns lideres usarem a biblia ou a fe das pessoas para criar imperios. sim isto e verdade assim como esta luz que te clareia.vc sabe quem é a pessoa mais rica do mundo hoje???? e o papa. se pegar todo o ouro que esta escondido no vaticano e vender daria para tirar o mundo da miseria.a fe de roma e diferente da dos cristaos.paulo mateus,tiago,joao e outros.jesus disse eu sou o caminho e verdade e a vida.observe que ele nao disse eu sou o caminho a verdade de o poder.a lei da atrcao e dos falsos profetas e poder eu tenho poder de conquistar poder!! para vc que talvez ira ler este comentario. tudo neste mundo que se refere a poder e dinheiro nao vem do bem. hoje é muio comum as coisas se misturarem mas jusus disse munca dei as coisas santas aos que nao vao usa las para o bem de outras.existe grandes lideres que se diz cristao que ja estao condenados com o mundo por se declararem adoradores de mamon mt cap 06 vers. 24. peço a vcs que leia a biblia a palavra de deus para que um dia vcs possam entender estas coisas que jesus disse.so para encerrar jesus,ele nao era manipular mas era e e sempre sera exemplo de sabedoria.conhecendo jesus como conheco,ele nao escreveria mais que uma frase para nos revelar entendimento.ou descomplicar o que nos sempre gostamos de complicar..abracosss

marcelo disse...

oi arte na pele.vc ta se espressando na foto com um sinal que é iluminista.hun???? isto nao é fato.pode ate ser conhecidencia...sobre a roma e seus coostumes eles vem bem antes de cristo.se o que acontece em roma fosse correto jesus nao teria vindo ao mundo. pra entender a biblia nao e so abrir e ler... nao é simples assim ele nao é um livro qualquer!!! tipo "o segredo".o anonimo escreveu nao dei as perolas aos caes, mt cap 7,vers 6. esta palavra esta palavra quer dizer compromisso.quando alguem disser eu nao entendi é porque nao tem compromisso com a palavra de deus.
outro ponto que quero falar,deus revela muita coisa aos seus atravez de sonhos visoes e outros..nao tem nada a ver com a lei da atracao.alguem comentou sobre alguns lideres usarem a biblia ou a fe das pessoas para criar imperios. sim isto e verdade assim como esta luz que te clareia.vc sabe quem é a pessoa mais rica do mundo hoje???? e o papa. se pegar todo o ouro que esta escondido no vaticano e vender daria para tirar o mundo da miseria.a fe de roma e diferente da dos cristaos.paulo mateus,tiago,joao e outros.jesus disse eu sou o caminho e verdade e a vida.observe que ele nao disse eu sou o caminho a verdade de o poder.a lei da atrcao e dos falsos profetas e poder eu tenho poder de conquistar poder!! para vc que talvez ira ler este comentario. tudo neste mundo que se refere a poder e dinheiro nao vem do bem. hoje é muio comum as coisas se misturarem mas jusus disse munca dei as coisas santas aos que nao vao usa las para o bem de outras.existe grandes lideres que se diz cristao que ja estao condenados com o mundo por se declararem adoradores de mamon mt cap 06 vers. 24. peço a vcs que leia a biblia a palavra de deus para que um dia vcs possam entender estas coisas que jesus disse.so para encerrar jesus,ele nao era manipular mas era e e sempre sera exemplo de sabedoria.conhecendo jesus como conheco,ele nao escreveria mais que uma frase para nos revelar entendimento.ou descomplicar o que nos sempre gostamos de complicar..abracosss

marcelo disse...

oi arte na pele.vc ta se espressando na foto com um sinal que é iluminista.hun???? isto nao é fato.pode ate ser conhecidencia...sobre a roma e seus coostumes eles vem bem antes de cristo.se o que acontece em roma fosse correto jesus nao teria vindo ao mundo. pra entender a biblia nao e so abrir e ler... nao é simples assim ele nao é um livro qualquer!!! tipo "o segredo".o anonimo escreveu nao dei as perolas aos caes, mt cap 7,vers 6. esta palavra esta palavra quer dizer compromisso.quando alguem disser eu nao entendi é porque nao tem compromisso com a palavra de deus.
outro ponto que quero falar,deus revela muita coisa aos seus atravez de sonhos visoes e outros..nao tem nada a ver com a lei da atracao.alguem comentou sobre alguns lideres usarem a biblia ou a fe das pessoas para criar imperios. sim isto e verdade assim como esta luz que te clareia.vc sabe quem é a pessoa mais rica do mundo hoje???? e o papa. se pegar todo o ouro que esta escondido no vaticano e vender daria para tirar o mundo da miseria.a fe de roma e diferente da dos cristaos.paulo mateus,tiago,joao e outros.jesus disse eu sou o caminho e verdade e a vida.observe que ele nao disse eu sou o caminho a verdade de o poder.a lei da atrcao e dos falsos profetas e poder eu tenho poder de conquistar poder!! para vc que talvez ira ler este comentario. tudo neste mundo que se refere a poder e dinheiro nao vem do bem. hoje é muio comum as coisas se misturarem mas jusus disse munca dei as coisas santas aos que nao vao usa las para o bem de outras.existe grandes lideres que se diz cristao que ja estao condenados com o mundo por se declararem adoradores de mamon mt cap 06 vers. 24. peço a vcs que leia a biblia a palavra de deus para que um dia vcs possam entender estas coisas que jesus disse.so para encerrar jesus,ele nao era manipular mas era e e sempre sera exemplo de sabedoria.conhecendo jesus como conheco,ele nao escreveria mais que uma frase para nos revelar entendimento.ou descomplicar o que nos sempre gostamos de complicar..abracosss

Anónimo disse...

Boa noite a todos e a todas espero que vc entenda que tenho muito aprender espero pasar a vc um pouco do que sei para comesar tenten tira tada barreira e bloqueio para sertos asunto como buda falo nos nao podemos ser um rotulo uma marca pois porque quere ver so uma folho se a avore inteira e melhor para apreciar napoleon hill estudo varias mente de varius inventores inovadores ,sabem que eles tem en comum e o modo de pensar de confiar de quere trilhar um caminho que nao foi trilhado antes em a mentes deles tem a mesma sinto nia essa lei da criaçao na real para min oeo propio deus com sua gloria lembra deus falou com moisei deus e revelou a primeira vez seu nome eu sou o que sou vc sabe que poder maravilhoso tem esse nome na oraçao do pai nosso nao tem uma parte que nos falamos ,vem a teu reino , reino de deus esta na nossa alma ele esta dentro de nos e jesus novo testamento dis eu sou o caminho e a vida jesus tem varius ensinamento glorioso

Ivan disse...

Arte da pele, Boa noite! A fim de não me enrolar em contradições como fizestes serei breve. Vamos lá! Em primeiro lugar você afirma no inicio do seu "textinho" que o antigo testamento é apenas um conjunto de contos babilônicos e o novo testamento foi forjado de acordo com os interesses políticos e religioso de determinado povo. Pois bem, se de fato acreditas nessa afirmação, por que usas o tempo todo frases da biblia para sustentar o The secret?

suas palavras " DEUS DISSE QUE CRIOU O HOMEM A IMAGEM E SEMELHANÇA DELE ,AQUI DEUS FAZ UMA REFERENCIA A MATERIA QUE FOMOS CRIADOS (ENERGIA)O QUAL ELE TAMBEM É FORMADO E TUDO O QUE EXISTE ,OU SEJA ,DEUS APENAS MODIFICOU O QUE SEMPRE EXISTIU E NOS FORMOU ,ASSIM TEMOS CONTATO COM TUDO O UNIVERSO ,POIS ,SOMOS FEITOS DA MESMA MATÉRIA ,AI ESTÁ A NOSSA LIGAÇÃO COM TUDO O QUE HÁ ,POR ISSO , A LEI DA ATRAÇÃO FUNCIONA .É SIMPLES!6"

Unknown disse...

Parabéns! Bela observação. Nada mais a ser dito. 👏👏👏👏

Fernanda Mendonça disse...

Eu estava procurando algo sobre o assunto com bons argumentos e este artigo atendeu as expectativas. E Palavra de Deus é e sempre será o manual que se sobrepõe a qualquer teoria já inventada. Que Deus o abençoe!

SDEHAM disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Eu estou em desespero pôs estou ficando cega, minha fé nesse Deus vivo está a sumir, pq comecei a pesquisar,estudar e entender a lei da atração, sem antes saber que isso era um perigo para minha fé em Cristo, e é de fato um perigo, o que vivo é testemunho disso, a lei da atração é uma falsa fé, que tapa a verdadeira fé, que a a fé em Cristo Jesus, a lei da atração é uma doença que te cega aos poucos, e eu não quero me cegar, eu vou resistir, não vou desistir de ter fé em meu Deus, me arrependo horrivelmente de ter conhecido a lei da atração, eu quero a minha fé em Deus de volta, e eu o terei.

Unknown disse...

O diabo sempre procurando a quem possa tragar.ja enganou uma terça parte de anjos e tbm eva dizendo que podemos ser igual a Deus.Deus não divide sua Glória.

Barbara disse...

Só se baseia em ser positivo (a) isso que importa. Se você querr uma determinada coisa e fica pensando que nunca a terá é difícil conseguir. Isso que se baseia a lei da atração. Eu não penso em outra coisa. Apenas sigo caminho do positivo e minha fé no pai.

mirian disse...

Disse tudo Marcelo!!!

mirian disse...

Essa lei da atração só revela que o ser humano está buscando ser Deus, assim como satanás.
Pessoas defendem essa lei da atração usando Deus como base. A pergunta é: qual Deus??? O Deus do dinheiro, da ambição?? Só ouço pessoas defendendo essa lei da atração para conseguirem dinheiro, ficar ricas!
A bíblia fala que não tem como servir a dois Deuses. Se vc ama o dinheiro não tem como amar o Deus vivo. Essa lei busca servir o que existe de pior no ser humano, que é a cobiça, a vaidade, o materialismo, o poder...onde está Deus no meio de tudo isso???

Unknown disse...

Errado. a bíblia.nos revela que fomos feitos à imagem de Deus.

Unknown disse...

Porque a bíblia é um livro profético . Para entender a bíblia, somente pela direção do Espírito Santo, pois ela foi escrita por homens inspirados pelo Espírito Santo de Deus.

Rose disse...

Todas as pessoas que falam da lei da atração, falam de amor.
Jesus falou de amor.
Os 10 mandamentos falam de amor.
Deus enviou Jesus para que conhecêssemos o amor.
Não tem como dar errado quando se ama verdadeiramente.